BEM-VINDOS!!!










segunda-feira, 5 de abril de 2010

TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação.


Alunos em aula no Laboratório de Informática



TICs. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mansagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.

Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. Da soma entre tecnologias e conteúdos nascem oportunidades de ensino. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual.

A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje. Porém os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área.

Debatendo com os professores - uso das TICs

De acordo com uma reportagem na revista NOVA ESCOLA, de junho de 2009, abrimos espaço para discutir primeiramente com nossos professores sobre o uso das TICs em suas aulas. Durante a reunião os professores puderam expor suas opiniões e debater sobre esse assunto. Alguns pais também já participaram desse debate e ficaram muito contentes com a idéia de ajudar na elaboração de projetos sobre o uso das TICs para favorecer o ensino de seus filhos.

Tecnologia + Conteúdos = Oportunidades de Ensino

Muitos professores ficam espantados e acham um bicho de sete cabeças lidar com todas essas tecnologias. Mas a aprtir do momento que eles têm acesso e esclarecimento sobre o assunto, fica mais fácil compreender o porquê de estar sempre se atualizando e buscar maneiras diferentes de preparar suas aulas.

Depois da reunião, muitos professores já começaram a preparar suas aulas incluindo as tecnologias disponíveis na escola. O professor consegue dessa forma dar uma aula mais atrativa e prazerosa para os alunos, e como essas aulas prendem sua atenção!

O professor bem sabe disso, por isso não podemos mais perder tempo, quando a aula é diferente, o aluno aprende com mais vontade e aprende de verdade.

Na escola, nossos professores estão sempre bem atualizados e preparados para desafiar os alunos com propostas inovadoras, e é disso que os alunos realmente gostam, aulas dinâmicas, que puxem pelo raciocínio e os instiguem a procurar cada vez mais novas informações.

A equipe pedagógica da escola montou um calendário para o uso do laboratório de informática, todos os professores preparam uma aula diferente que será realizada no laboratório, com o auxílio do professor de informática, dessa forma todos os alunos frequentam essa sala e aprendem os conteúdos de uma forma diferente.

TECNOLOGIA QUE AJUDA A ENSINAR: Internet, DVDs a até celulares fazem a turma avançar se estiverem a serviço dos conteúdos escolares. Todos esses recursos e muitos outros podem ser usados em todas as disciplinas e contribuir com o processo ensino-aprendizagem.


2 comentários:

  1. O uso das tecnologias é muito importante tanto para alunos quanto para professores. Atualmente, se faz necessário que as crianças tenham acesso cada vez mais cedo a todas essas tecnologias, e que bom que isso possa se iniciar na escola. Os professores precisam sim se atualizar para poder contribuir com a aprendizagem dos alunos. As TICs serão de muita utilidade no dia-a-dia de todos nós, e o melhor de tudo isso, é que os pais e a comunidade em geral podem participar e dar sua contribuição para ajudar a criar projetos que incentivem o uso das TICs para auxiliar a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza podemos favorecer a aprendizagem dos nossos alunos através de projetos inovadores sobre as TICs. A escola em parceria com a comunidade fará uma grande diferença e fará um trabalho maravilhoso. Juntos conseguiremos inserir as tecnologias nas aulas dos professores e obteremos um ótimo resultado.

    ResponderExcluir