BEM-VINDOS!!!










quarta-feira, 21 de abril de 2010

Desafios e conquistas na construção da gestão democrática.
A gestaõ democrática normalmente é pensada como resultado do compartilhamento de responsabilidades na tomada de decisões por todos os segmentos da comunidade escolar e, em especial, pela participação de representantes desses segmentos em conselhos escolares. Daí, todas essas práticas também constituírem o chamado modelo de gestão compartilhada.
Entretanto, por melhores que tais práticas democráticas sejam, elas não representam um valor em si mesmo. O que se pretende com a gestão democrática preconizada pela Constituição Nacional e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é muito mais amplo: pretende-se a democratização da educação, isto é, que a educação ofertada tenha a mesma qualidade para todos e que todos, igualmente, usufruam dessa qualidade, com sucesso. Mas, para tanto, e como conseqüência, a escola e os sistemas de ensino que as geram devem ser orientados por alguns princípios fundamentais: eqüidade, inclusão e padrões de qualidade.
Daí, a necessidade da equipe gestora e pedagógica das escolas discutirem e estabelecerem o que representam estes padrões para a realidade de sua escola, de sua clientela e para os resultados escolares que se pretende alcançar.
O processo de gestão é marcado por alguns aspectos inovadores que vêm dando certo e proporcionando um novo olhar sobre a escola. A construção de uma escola comunitária e de gestão compartilhada não é tarefa fácil; mas com certeza, se for dado crédito à importância, viabilidade e justiça do Programa, a escola terá dado o primeiro passo para conseguir a adesão de parceiros na luta pela qualidade da educação.
Revista Gestão em Rede - Março 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário